top of page

Unidade de Comprimento

O termo “metro” é oriundo da palavra grega “métron” e tem como significado “o que mede”. Estabeleceu-se no princípio que a medida do “metro” seria a décima milionésima parte da distância entre o Pólo Norte e Equador, medida pelo meridiano que passa pela cidade francesa de Paris. O metro padrão foi criado no ano de 1799 e hoje é baseado no espaço percorrido pela luz no vácuo em um determinado período de tempo.

 

As primeiras medições

 

No mundo atual, temos os mais diversos meios e instrumentos que permitem ao homem moderno medir comprimentos. Porém nem sempre foi desta forma, há 3.000 anos, quando não se existia os recursos atuais, como o homem fazia para efetuar medidas de comprimentos?

Esta necessidade de medir espaços é tão antiga quanto à necessidade de contar. Quando o homem começou a construir suas habitações e desenvolver sua agricultura e outros meios de sobrevivência e desenvolvimento econômico, que se fazia necessário medir espaços, então houve ai a necessidade de se medir espaços.

Desta forma, para medir espaços o homem  antigo, tinha como base seu próprio corpo, por isto que surgiram: polegadas, a braça, o passo, o palmo. Algumas destas medidas ainda são usadas até hoje, como é o caso da polegada.

Há algum tempo, o povo egípcio usava como padrão para comprimento, o “cúbito”, que é a distância do cotovelo a ponta do dedo médio.

Como as pessoas, é claro, tem tamanhos diferentes, o “cúbito” variava de uma pessoa para outra, fazendo com que houvesse muita divergência nos resultados finais de medidas.

Então, vendo este problema de variação de medidas, o povo egípcio resolveu adotar uma outra forma de medir o “cúbito”, passaram então ao invés de usar seu próprio corpo, a usarem uma barra de pedra como o mesmo comprimento, assim deu-se origem então o “cúbito padrão”.

Como era impossível realizar  medições em extensões grandes, o povo egípcio então começou a usar cordas, para medir grandes áreas. Tinham nós que eram igualmente colocados em espaços iguais, e o intervalo entre estes nós, poderia medir “x” cúbitos fixos. Desta forma de medição com cordas, originou-se o que chamamos hoje de “trena”.

Hoje, o sistema internacional de unidades estabelece que o metro é a medida oficialmente usada nas atividades científicas, econômicas e industriais. A definição dessa grandeza foi reformulada ao longo das diversas Conferências Gerais de Pesos e Medidas, reuniões periódicas entre representantes de vários países para deliberar a respeito dos padrões e seu uso corrente. Segundo a definição atual, "o metro equivale a 299 792 458 avos da distância percorrida pela luz no vácuo durante um segundo".

 

Múltiplos e submúltiplos do Metro

 

Como o metro é a unidade fundamental do comprimento, existem evidentemente os seus respectivos múltiplos e submúltiplos.

Os nomes pré-fixos destes múltiplos e submúltiplos são: quilo, hecto, deca, centi e mili.

Veja o quadro:

Os múltiplos do metro são usados para realizar medição em grandes áreas/distâncias, enquanto os submúltiplos para realizar medição em pequenas distâncias.

No caso de haver necessidade de fazer medições milimétricas, onde a precisão é fundamental, podem-se utilizar as seguintes medições:

Micron (µ) = 10-6m

Angstron (Å) = 10-10m

Nomes e funções de algumas medidas

Leitura das Medidas de comprimento

 

Podemos efetuar a leitura corretas das medidas de comprimento com auxilio de um quadro chamado “quadro de unidades”.

Exemplo: Leia 16,072 m

Após ter colocado os respectivos valores dentro das unidades equivalentes, lê-se a parte inteira acompanhada da unidade de medida do seu último algarismo e a parte decimal com a unidade de medida o último algarismo.

16,072m = Dezesseis metros e setenta e dois milímetros

Veja outros exemplos de leitura:

8,05 km = Lê-se assim: “Oito quilômetros e cinco decâmetros”

72,207 dam = Lê-se assim: “Setenta e dois decâmetros e duzentos e sete centímetros”

0,004 m = Lê-se assim: “quatro milímetros”

 

Transformar unidades

 

Quando se deseja transformar quilômetro (km) em hectômetro (hm), basta multiplicar por 10; de hectômetro (hm) em decâmetro (dam), multiplica-se por 10 e assim sucessivamente.

Observe a tabela abaixo:

 

 

 

 

             

 

 

 

Quando se deseja transformar milímetro  (mm)  em centímetro (cm), basta dividir por 10; de centímetro (cm) em decímetro (dm), divide-se por 10 e assim sucessivamente.

 

Observe a tabela abaixo:

 

                   

 

 

 

 

 

 

 

                   

 

Agora observe os exemplos de transformações

 

1)      Transforme 17,475hm em m

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para transformar hm (hectômetro) em m (metro) -  observe que são duas casas à direita multiplicamos por 100, ou seja, (10 x 10).

17,475 x 100 = 1747,50

Ou seja

17,475 hm é = 1747,50m

2) Transforme 2,462 dam em cm

 

Para transformar dam (Decâmetro) em cm (Centímetro) – observe que são três casas à direita – multiplicamos por 1000, ou seja, (10 x 10 x 10).

2,462 x 1000 = 2462

Ou seja

2,462dam é = 2462cm

 

3) Transforme 186,8m em dam.

 

Para transformar m (metro) em dam (decâmetro) – observe que é uma casa à

esquerda – dividimos por 10.

186,8 ÷ 10 = 18,68   ou seja  186,8 m é = 18,68 dam

 

 

4) Transforme 864m em km

 

Para transformar m (metro) em km (Kilômetro) – observe que são três casas à

esquerda  dividimos por 1000.

864 ÷ 1000 = 0,864

Ou seja

864m é = 0,864km

 

 

 

© 2023 por Física. Orgulhosamente criado por Wix.com

bottom of page