




Ciências Físicas/Unidades de Medidas
Ambiente virtual de aprendizageml

As primeiras Leis da Física
Tales de Mileto, foi o primeiro filósofo a estudar profundamente o problema da phisis do cosmos. Tales achava que o princípio de todas as coisas era a água; ele achava que a água de alguma maneira se transformava em todas as outras coisas.
A teoria dos quatro elementos
Essa teoria foi formulada por Empedócles de Agrigento, para ele todas as coisas seriam obtidas através da misturas de quatro substâncias indestrutíveis, são elas: ar, fogo, água e terra. Mas tarde, essas substâncias foram denominadas os quatro elementos.
Os Atomistas
Leucipo, formulou outra teoria chamada Teoria Atômica, a qual foi desenvolvida com maior detalhes pelo seu discípulo Demócrito.
De acordo com essa teoria, tudo que existe na natureza seria feito de um número infinito de partículas invisíveis e indivisíveis, por essa razão surgiu o nome átomo, que em grego quer dizer “não divisível”. Os átomos seriam todos constituídos de uma mesma substância, diferindo apenas em forma e tamanho. A medida que esses átomos se juntavam ou se separavam, teríamos a geração ou a destruição dos corpos.
Aristóteles
Aristóteles foi o grande sistematizador do conhecimento antigo, nasceu em Estagira (384-322 a.C). Muitos filósofos antigos foram especialistas, ou seja, alguns preocupava-se apenas com problemas de physis, outros só com a ética etc., Aristóteles, no entanto, estudou todas as áreas do conhecimento. Entre as teorias da physis propostas na época, Aristóteles optou pela teoria dos quatro elementos formulada por Empédocles os elementos eram indestrutíveis, Aristóteles considerava-os transformáveis uns nos outros. Para Aristóteles, tudo que está abaixo da Lua (mundo sublunar) seria formado pelos quatro elementos. Porém, a Lua e tudo que está acima dela (mundo supralunar), seria formado de um quinto elemento, chamado éter. Os corpos sublunares estariam sujeitos a transformações; seriam corruptíveis; enquanto os corpos supralunares seriam incorruptíveis, isto é, seriam indestrutíveis, não podendo sofrer qualquer transformação.
As teorias de Aristóteles, foram aceitas por muitos séculos devido ao seu prestígio, só vindo a ser seriamente questionadas no início do Renascimento. A partir do século XVII, foi ressuscitada a teoria atômica, mas o modelo de átomo que aceitamos até hoje só ficou definitivamente estabelecido em 1932, com a descoberta do nêutron.
Hoje sabemos que a teoria dos quatro elementos estava errada. Sabemos também que todos os copos que vemos ao nosso redor são formados por átomos.
Alquimia
Diversas teorias sobre a estrutura do Universo, foram propostas, porém na antiguidade não havia como testar essas teorias, por essa razão durante muitos séculos não surgiram novas teorias sobre a constituição da matéria, dessa forma a atenção dos estudiosos, voltaram-se para o comportamento das coisas que formam o cosmos.
Assim sendo, a princípio estudou-se o movimento; posteriormente, o calor, a eletricidade, o magnetismo, o som e a luz.
Nesta fase, porém, a reflexão sobre a estrutura da matéria não ficou totalmente abandonada, pois, surgiu a partir do século IV a.C., os chamados Alquimistas, pessoas que praticavam a alquimia. Partindo de algumas técnicas já conhecidas que eram utilizadas para trabalhar com metais, vidros e outros, os alquimistas tomaram por base a teoria dos quatro elementos, procuraram desenvolver técnicas de transformação da matéria. Por essa razão devemos a eles a descoberta de muitas substâncias, e algumas técnicas de separação de misturas como por exemplo a destilação.