




Ciências Físicas/Unidades de Medidas
Ambiente virtual de aprendizageml

Método Científico
O método científico é um conjunto de regras básicas para desenvolver uma experiência visando novos conhecimentos, bem como corrigir e integrar conhecimentos pré-existentes. Na maioria das disciplinas científicas consiste em juntar evidências observáveis, empíricas (ou seja, baseadas apenas na experiência) e mensuráveis e as analisar com o uso da lógica.
O contexto de uma pesquisa
Primeiramente os pesquisadores definem proposições lógicas ou suposições (hipóteses) para explicar certos fenômenos e observações, e então desenvolvem experimentos que testam essas hipóteses. Se confirmadas, as hipóteses podem gerar leis e teorias. Integrando-se hipóteses de certa área em uma estrutura coerente de conhecimento contribuí-se na formulação de novas hipóteses, bem como coloca as hipóteses em um conjunto de conhecimento maior que são as leis e teorias reconhecidas consensualmente pela comunidade científica e/ou o paradigma de seu tempo.
Outra característica do método é que o processo precisa ser objetivo, e o cientista deve ser imparcial na interpretação dos resultados. Tanto a imparcialidade (evidência) como a objetividade foram incluídas por René Descartes (1596 – 1649) nas regras lógicas que caracterizam o método científico.
Além disso, o procedimento precisa ser documentado, tanto no que diz respeito à fonte de dados como as regras de análise, para que outros cientistas possam re-analisar, reproduzir e verificar a confiabilidade dos resultados.
É comum o uso da análise matemática ou estatística, quando possível, ou aproximação de modelos abstratos e categorias de classificação a depender do objetivo da pesquisa.
Elementos do método científico
O método científico é composto dos seguintes elementos:
-
Caracterização - Quantificações, observações e medidas.
-
Hipóteses - Explicações hipotéticas das observações e medidas.
-
Previsões - Deduções lógicas das hipóteses.
-
Experimentos - Testes dos três elementos acima.
O método científico consiste dos seguintes aspectos:
-
Observação - Uma observação pode ser simples, isto é, feita a olho nu, ou pode exigir a utilização de instrumentos apropriados.
-
Descrição - O experimento precisa ser replicável (capaz de ser reproduzido).
-
Previsão - As hipóteses precisam ser válidas para observações feitas no passado, no presente e no futuro.
-
Controle - Para maior segurança nas conclusões, toda experiência deve ser controlada. Experiência controlada é aquela que é realizada com técnicas que permitem descartar as variáveis passíveis de mascarar o resultado.
-
Falseabilidade - toda hipótese tem que ser falseável ou refutável. Isso não quer dizer que o experimento seja falso; mas sim que ele pode ser verificado, contestado. Ou seja, se ele realmente for falso, deve ser possível prová-lo.
-
Explicação das Causas - Na maioria das áreas da Ciência é necessário que haja causalidade. Nessas condições os seguintes requerimentos são vistos como importantes no entendimento científico:
-
Identificação das causas
-
Correlação dos eventos - As causas precisam se correlacionar com as observações.
-
Ordem dos eventos - As causas precisam preceder no tempo os efeitos observados.
-
Apresentamos a seguir a sequência dos elementos do método cientifico:
-
Definir o problema.
-
Recolhimento de dados
-
Proposta de uma hipótese
-
Realização de uma experiência controlada, para testar a validade da hipótese
-
Análise dos resultados
-
Interpretar os dados e tirar conclusões, o que serve para a formulação de novas hipóteses.
-
Publicação dos resultados em monografias, dissertações, teses, artigos ou livros aceitos por universidades e ou reconhecidos pela comunidade científica.